Comprar um apartamento em 2025, para morar ou investir, é o principal objetivo de muita gente, por isso, vale a pena sim. Mas, esse passo tão importante para a maioria das pessoas depende de muitos fatores.
Essa decisão, no entanto, envolve um bom planejamento financeiro e uma avaliação criteriosa do mercado imobiliário, além de outros aspectos que podem ser decisivos.
Então, para que você analise se vale realmente a pena dar esse passo, em 2025, selecionamos algumas informações relevantes para te ajudar a traçar o melhor panorama possível e tomar a decisão mais adequada. Vamos lá?
Índice
- Panorama do mercado imobiliário em 2025
- Vantagens de comprar um apartamento em 2025
- Desvantagens de comprar um apartamento em 2025
- Comprar apartamento na planta ou pronto: o que considerar?
- Financiamento imobiliário em 2025: o que esperar?
- Comprar para morar ou investir: qual a melhor escolha em 2025?
- Custos extras a considerar na compra de um apartamento
- Dicas para comprar um apartamento com segurança em 2025
- Afinal, vale a pena comprar apartamento em 2025?
- Seu novo imóvel está aqui! Conheça os empreendimentos da Tarjab!
Panorama do mercado imobiliário em 2025
Em 2025, podemos encontrar alguns desafios e também oportunidades no mercado imobiliário, dependendo do segmento, dos objetivos e da situação de quem investe.
Segundo a consultoria Deloitte, o setor imobiliário demonstra otimismo no geral, especialmente em relação ao programa Minha Casa, Minha Vida.
No entanto, o segmento de médio e alto padrão aponta uma perspectiva neutra. Isso porque fatores macroeconômicos tendem a influenciar na decisão de investir no mercado de imóveis.
Os financiamentos, por exemplo, podem apresentar desafios importantes em 2025, uma vez que o ano começou com uma expectativa de uma elevação dos juros ainda maior.
Nesse sentido, houve uma previsão feita pelo primeiro Boletim Focus de 2024, de uma taxa Selic em 12,25% ao ano e chegando ao final de dezembro com 15%.
Considerando que a taxa Selic demarca todo o mercado de crédito nacional, sua alta tende a, também, pressionar as taxas de financiamento imobiliário.
Além disso, a redução de reservas na poupança restringe o dinheiro que poderia ser direcionado ao crédito imobiliário.
Até mesmo a Caixa Econômica apertou suas exigências para financiamentos, subindo o percentual de entrada.
Portanto, todos esses desafios para obtenção de crédito acabam desmotivando o mercado de imóveis, principalmente os usados, que não recebem muitos subsídios por parte do governo.
Se por um lado, essa situação dificulta a venda para a classe média, que depende mais de financiamentos tradicionais concedidos pelos bancos, beneficia o investidor, que costuma ter reserva de dinheiro.
Com isso, esse investidor consegue adquirir imóveis por preços melhores que o normal.
Mas, apesar de tudo isso, esse cenário econômico coloca os imóveis em uma condição de preservar o patrimônio de quem investe nesse mercado.
E, com a inflação e o dólar em alta, muitos investidores podem confiar em ativos reais devido à sua forma de valorizar o patrimônio, que permanecem estáveis em meio às flutuações financeiras e econômicas.
Nesse sentido, aumentar a fatia imobilizada do patrimônio, sem afetar a liquidez, pode ser uma alternativa segura para os perfis mais conservadores.
Leia também: Juros, Taxa Selic e mais: como fazer um financiamento de imóvel sem surpresas
Vantagens de comprar um apartamento em 2025
Adquirir um apartamento em 2025 pode ser uma escolha estratégica e segura, principalmente em tempos de inflação e instabilidades na economia.
Nesse cenário, o seu investimento tende a se fortalecer ainda mais tendo em vista os programas de financiamento habitacional e as novas condições do mercado imobiliário.
Sendo assim, há diversas vantagens à frente, para quem deseja comprar um imóvel agora, como valorização e segurança patrimonial. Confira:
Valorização do imóvel
Considerando que uma das principais preocupações de quem investe em imóveis é manter o patrimônio estável, um fator atrativo para compradores, em 2025, é a possibilidade de valorizar sua aquisição.
Ao comprar na planta, por exemplo, a expectativa é de que o valor do seu apartamento atinja um aumento significativo depois de pronto.
Segurança patrimonial
Se compararmos com outras formas de aplicações, que sofrem oscilações no mercado financeiro, investir em um apartamento é muito mais estável e seguro.
Além do mais, apartamentos construídos em áreas urbanas, com boa infraestrutura, certamente valorizam com o passar do tempo, especialmente quando o imóvel faz parte de condomínios bem localizados e planejados.
Essa é, portanto, uma maneira inteligente e eficiente de proteger o seu patrimônio da inflação gerando retorno, seja por meio de locações ou de revendas.
Desvantagens de comprar um apartamento em 2025
Assim como há vantagens, também pode ocorrer desvantagens para quem investe em imóveis em 2025. Vejamos algumas das mais significativas:
Custos adicionais
Ao decidir pela aquisição de um apartamento, é preciso colocar na balança os custos extras envolvidos, como impostos (ITBI), taxas de cartório e despesas com documentação, como escritura e registro.
Manutenção e reformas
Esse é um ponto muito importante a se ponderar, ainda mais se você estiver pensando em comprar um apartamento usado. Imóveis mais antigos normalmente apresentam algum tipo de problema estrutural e podem exigir reformas e manutenções extras, que podem pesar nos gastos.
Leia também: Documentos para compra de imóvel: guia completo
Comprar apartamento na planta ou pronto: o que considerar?
Depois de, finalmente, optar pela compra do seu apartamento em 2025, chega o momento de decidir se vale mais a pena escolher um imóvel pronto ou na planta.
Mas, para te ajudar com essa tarefa, selecionamos as principais vantagens e desvantagens de cada opção. Confira:
Vantagens da compra na planta
Ao adquirir um apartamento na planta você poderá contar com maior facilidade para pagar, valorização do imóvel em longo prazo e personalização da unidade. Vejamos:
Valorização do imóvel
Comprar um apartamento na planta aumenta as suas chances de valorização, desde o início do projeto até a entrega das chaves.
Além da possibilidade de aquecimento do mercado, imóveis na planta tendem a se valorizar com a melhoria da infraestrutura em seu entorno.
Hoje, esses imóveis também contam com muitas inovações tecnológicas que facilitam o dia a dia dos moradores, afinal, são construções novas, com acabamentos de última geração.
Com isso, tendem a apresentar um significativo acréscimo de valor após sua conclusão.
Facilidades de pagamento
Esses empreendimentos imobiliários costumam apresentar facilidades de pagamento quando são comprados ainda na planta.
É possível conseguir parcelamento na entrada e financiamento diretamente com a construtora, além da possibilidade de usar o FGTS.
As construtoras tendem a oferecer facilidades de pagamento para quem adquire na planta, uma vez que a valorização do imóvel ainda é uma expectativa.
Por isso, lançam condições especiais para incentivar a compra.
Personalização do imóvel
Outra vantagem de comprar um apê ainda na planta é a viabilidade de personalizar o layout do projeto de acordo com as suas preferências.
Você pode modificar a disposição de alguns cômodos, escolher os acabamentos e até integrar tecnologias inteligentes.
São essas as formas disponíveis para quem escolhe essa modalidade de compra.
Leia também: Plantas flexíveis: o que são e como aproveitar no seu imóvel?
Desvantagens da compra na planta
Há, também, algumas desvantagens nessa forma de adquirir o seu apartamento na planta. Sabemos que toda obra em andamento pode passar por algumas complicações, como modificações repentinas, atrasos e outros imprevistos, que vale a pena saber. Dá só uma olhada:
Alteração no valor das parcelas
O valor das parcelas é uma estimativa, já que a correção monetária pode mudar o valor total no momento da entrega das chaves. Pode haver cobrança de chave, além de reforços semestrais.
Atrasos na entrega
Isso é muito comum e pode acontecer em qualquer obra.
Expectativa frustrada
Depois de construído, o apartamento pode não ficar exatamente da forma que o comprador imaginou, o que gera certa frustração.
Vistoria de entrega das chaves
Pode apresentar problemas, que precisarão de correção.
O que mais importa, no entanto, é tentar entender que essas situações ocorrem em qualquer obra.
Imprevistos acontecem, podendo envolver até mesmo o clima, questões econômicas e novas regras relacionadas à construção civil.
Financiamento imobiliário em 2025: o que esperar?
Para quem está considerando seriamente a compra de um imóvel em 2025, é importante analisar o cenário dos financiamentos. Neste ano, essa escolha pode trazer alguns desafios:
Taxas de juros e condições de crédito
As boas opções de financiamento podem encontrar obstáculos nas altas taxas de juros e na inflação, que tende a elevar os custos para construir, refletindo no preço final dos imóveis.
Isso interfere na restrição do crédito, que é uma consequência da elevação da Selic e da redução de recursos da poupança. Tudo isso pode pressionar o setor, principalmente no segmento de padrão médio.
Saiba mais na matéria da ABECIP: Comprar imóvel vai ficar mais difícil em 2025? (Inteligência Financeira)
Alternativas de financiamento
Entretanto, diante desse cenário, em 2025, opções de financiamentos e consórcios contratados diretamente com as construtoras se mostram como alternativas favoráveis ao modelo tradicional de financiamento.
Quanto aos consórcios, o destaque fica por conta da flexibilidade no planejamento, a ausência de juros e a possibilidade de planejar em longo prazo.
E, para quem não tem pressa de comprar seu apartamento e procura uma alternativa de menor impacto financeiro ao longo do tempo, esta é uma boa opção.
Mas, se você considera a contratação de um financiamento direto com a construtora, é possível obter uma flexibilidade maior nos prazos, nos valores de entrada e no parcelamento. Tudo sem a intermediação de bancos.
Trata-se de uma flexibilidade vantajosa, em especial para aqueles que estão começando a investir. Por isso, evitam comprometimentos financeiros extravagantes.
Comprar para morar ou investir: qual a melhor escolha em 2025?
Se você quer morar ou apenas investir no seu novo apê, saiba que ambas as opções têm seus prós e contras e isso depende de cada situação, em particular.
Por isso, leve em conta, ainda, fatores como liquidez da aplicação, valorização e outros.
Destacamos, no entanto, que os dois motivos para adquirir um apartamento têm natureza distinta, bem como seu comportamento diante das mudanças do mercado e da economia. De qualquer modo, procure analisar aspectos, como:
Perfil do comprador
Considere seu perfil, estilo de vida e eventuais riscos que possam ser suportados pela modalidade de investimento dentro do cenário do momento da aquisição, conforme descrevemos anteriormente.
Retorno sobre investimento
Nessa hora, é necessário saber quanto tempo você pode esperar para começar a colher o retorno sobre o investimento realizado.
Caso a sua estratégia seja de curto prazo, é preciso ter ciência de que isso envolve mais riscos e um intenso trabalho.
Se não houver pressa e a intenção é investir, comprar um apartamento na planta pode ser a melhor opção. Dessa forma, com um planejamento bem-feito, essa escolha pode servir como suporte para outras estratégias de investimento.
Você pode ter uma fonte de renda a mais por meio de locação, facilitando os aportes nas outras classes de ativos.
Leia também: Comprar imóvel ou investir? Onde aplicar meu dinheiro?
Custos extras a considerar na compra de um apartamento
O investimento na compra de um apartamento não se restringe ao valor da unidade em si.
Existem muitos outros custos adicionais, como: taxas de cartório, de financiamento (caso tenha sido feito), impostos (ITBI, IPTU), escritura, registro, comissão de corretagem, mudança e até reformas e reparos.
Vejamos alguns deles:
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Este imposto municipal é pago pelo comprador e varia de acordo com a cidade, mas geralmente é um percentual sobre o valor do imóvel.
Escritura pública
Caso você compre o seu imóvel à vista, será preciso lavrar uma escritura pública no cartório de notas. O valor da escritura é tabelado por estado e muda de acordo com o valor do imóvel.
Registro do imóvel
É obrigatório fazer o registro do imóvel no cartório de registro de imóveis para assegurar que a transferência da propriedade seja realizada legalmente.
O custo do registro também é tabelado de estado para estado e varia conforme o valor do imóvel. Em São Paulo, o registro de um imóvel de R$ 500.000 fica em torno de R$ 2.700.
Despesas Recorrentes
Depois de comprar o seu apartamento, será necessário arcar com as contas de água, luz, condomínio, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), entre outras despesas referentes à manutenção da unidade.
Dicas para comprar um apartamento com segurança em 2025
Para ter certeza quanto à sua segurança no processo de compra de um apartamento em 2025, procure manter o máximo de atenção aos detalhes contratuais, bem como à documentação para garantir que tudo está em ordem.
É essencial pesquisar e analisar as taxas que os bancos e as instituições cobram, assim como sua reputação no mercado, antes de comprometer suas economias.
Portanto, estude as cláusulas contratuais e não deixe nenhuma dúvida passar. Garanta que a proposta está alinhada às suas necessidades e possibilidades.
Mas, antes de começar a sua jornada rumo ao novo empreendimento, faça um bom planejamento, que funcione como ponto de apoio para decisões conscientes e estruturadas.
Toda vez que planejamos com cuidado, fica mais difícil ter de lidar com imprevistos, que podem acontecer mesmo assim. Mas, com um plano sólido, torna-se mais fácil driblar desafios de última hora.
Afinal, vale a pena comprar apartamento em 2025?
Para quem está se planejando comprar um imóvel em 2025 vale a pena, com certeza. Mas, antes de tomar essa decisão é sempre importante analisar com cautela a sua realidade financeira e o cenário do mercado imobiliário.
Além disso, é fundamental considerar quais são os seus objetivos de vida e outros fatores como, finalidade da compra (moradia ou renda extra com alugueis), localização do imóvel e condições de pagamento.
Lembre-se, ainda, de que esse momento pode ser ideal para planejar um consórcio imobiliário, guardando recursos para oferecer um lance ou dar entrada em um financiamento quando a situação econômica se mostrar mais propícia.
De qualquer maneira, buscar mais de uma cotação no mercado, seja para consórcio ou financiamento, evita gastos desnecessários. Entenda que pequenas diferenças no valor das taxas podem impactar muito no custo total do bem.
Por isso, não deixe de pesquisar em sites de aluguel e compra de imóveis para apurar o valor médio negociado no mercado.
Lembre-se, ainda, de que as boas oportunidades surgem sempre, mesmo em momentos de taxas de juros mais elevadas.
Sendo assim, ponderar todos os fatores que envolvem a compra de um imóvel, como o potencial de valorização e a localização ajudam muito a fechar um bom negócio.
Seu novo imóvel está aqui! Conheça os empreendimentos da Tarjab!
Agora, conheça os empreendimentos da Tarjab disponíveis para compra em 2025, com condições pra lá de especiais e inúmeros diferenciais no mercado imobiliário, como a possibilidade de personalizar adquirindo o imóvel na planta. Venha conferir!
Perguntas Frequentes
Quais são as vantagens de comprar um apartamento?
Comprar um apartamento pode proporcionar diversos benefícios, como segurança, valorização do patrimônio e estabilidade financeira.
Qual a desvantagem de comprar um apartamento?
Ao adquirir um apartamento, a desvantagem inclui custos adicionais ao valor total, como taxas de cartório, impostos e taxas condominiais (se for o caso). Além disso, você passa a ter menos flexibilidade em relação à liquidez.
Comprar na planta em 2025 continua sendo vantajoso?
Sim, apesar do cenário atual do mercado imobiliário, comprar na planta em 2025 pode ser vantajoso, principalmente quando se pensa em valorização futura e melhores condições para quitar o imóvel.
Contudo, é muito importante levar em conta a localização, os termos do contrato e a construtora contratada, antes de fechar o negócio.
É melhor comprar apartamento para morar ou para alugar em 2025?
Essa escolha depende de diversos fatores, como as necessidades de quem compra, seus objetivos e sua situação financeira.
Se você quer morar ou apenas investir no seu novo apê, saiba que ambas as opções têm seus prós e contras e isso depende de cada situação, em particular. Por isso, leve em conta, ainda, fatores, como liquidez da aplicação e valorização do bem.